quarta-feira, 18 de setembro de 2013

História do Rio Grande do Sul pré-colonial em exibição no Museu da UFRGS

A história do Rio Grande do Sul pré-colonial contada a partir das pesquisas dos arqueólogos é o tema da mostra “12000 anos de história: Arqueologia e Pré-História do Rio Grande do Sul”, que está exposição no Museu da UFRGS.  Evento gratuito.
O foco é a história vista de maneira abrangente, revisitando o ponto de vista indígena, marginalizado no ensino escolar. Para ajudar nessa revisão histórica, além da exposição outras atividades estão previstas, como visitas mediadas, oficinas, cursos de capacitação de professores da rede pública e kits arqueológico-didáticos.
Dividida em três movimentos migratórios, a história do RS é recontada a partir das populações coletoras e caçadoras que se espraiam ao longo dos rios Uruguai, Jacuí e Ibicuí; depois as populações horticultoras/agricultoras vindas do norte que se estabelecem nas margens dos grandes rios, na planície litorânea e no planalto central; e, por fim, a chegada dos europeus.
“12.000 anos de História: ...” é promovido pelo Museu da Ufrgs e pelo Núcleo de Pesquisa Arqueológica do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e conta com a curadoria de Sílvia Copé, doutora em Pré-História e coordenadora técnica do NuPArq – UFRGS. Também apoiam a Sociedade Brasileira de Arqueologia, o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Petrobrás entra como patrocinadora.
É possível visitar a exposição de segunda à sexta, das 9h às 18h, e no último sábado de cada mês, das 9h às 13h. O Museu da UFRGS fica na Avenida Osvaldo Aranha, 277/ Campus Centro.
Mais informações pelos telefones 51 3308.4022 / 3308.3390, e-mail: museu@museu.ufrgs.br e site do Museu www.museu.ufrgs.br.


REFERÊNCIA:
Texto extraído do site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Acessado em 18/09/2013

Um comentário: